Dentre as infinitas perfeições do Altíssimo, difícil será encontrar alguma maior que a sabedoria, pois gera ela a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Diz a Escritura que ela é “um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-Poderoso; […] uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade” (Sb 7, 25-26).

Sendo o bem difusivo, é próprio do Criador fazer suas criaturas partícipes de seus dons, na medida de sua graça. Naturalmente, devido à superexcelência de sua missão, vocação e perfeição, Nossa Senhora foi, é e sempre será a primeiríssima beneficiada de tão divino dom. E sendo Medianeira, tudo quanto Jesus nos dá vem por meio d’Ela, porquanto pode-se-Lhe aplicar a afirmação de que “todos nós recebemos de sua plenitude graça sobre graça” (Jo 1, 16).

Pelo dom de sabedoria, Nossa Senhora conhece em Deus, mais do que qualquer outra criatura, os planos divinos e as supremas razões de todas as coisas, consideradas em seus mais sublimes aspectos. O que Ela contempla em Deus é tão elevado que não caberia no vocabulário humano. Entretanto, pelo dom de conselho, que Maria possui também em grau supereminente, Ela sabe perfeitamente aplicar este conhecimento à vida concreta, sendo assim capaz de orientar os passos de seus filhos rumo ao fim sobrenatural ao qual o Senhor os destina. Logo, se mediante o dom de sabedoria resplandece em Nossa Senhora especialmente seu caráter de Filha de Deus, pelo dom de conselho refulge n’Ela sua qualidade de Mãe.

Ora, é próprio à mãe, não apenas indicar ao filho o caminho, mas também auxiliá-lo de mil formas a segui-lo. Neste sentido, Maria, como “Mãe do Bom Conselho”, é Aquela que discerne em Deus a meta sublime, conhece os meios de lá chegar e nos estimula a trilhar a via indicada. Mais ainda, por sua misericórdia Ela intercede por nós e, por sua onipotência suplicante, obtém tudo para nós, mesmo aquilo a que, por mera justiça, não teríamos direito.

Finalmente, sua intimidade com Deus, a elevação de suas virtudes e a excelência de seu poder tornam Nossa Senhora insuperável, imbatível e invencível. Este pensamento nos traz segurança, pois d’Ela tudo haurimos para triunfarmos do mal, mas, por outro lado, é também verdade que deveremos prestar-Lhe contas, recebendo o prêmio ou o castigo, em função de nossa correspondência às suas graças.

Nossa Senhora Se nos apresenta, assim, como excelsa Rainha da História e do universo. Ela conhece com perfeição não apenas a meta ideal, mas também os meios para atingi-la, e possui tudo quanto é necessário para, apesar de nossas deficiências, tornar-nos capazes de alcançar os objetivos de Deus. Fiéis ou débeis, santos ou pecadores, essa Mãe Celeste tem sempre para conosco a mesma ­atitude de bondade, disposta a amparar-nos em qualquer situação e a trazer a solução para qualquer problema. Trata-se de saber invocá-La com confiança!